Senador Weverton Rocha é flagrado usando jatinho de R$ 2,8 milhões ligado ao Careca INSS

Documentos obtidos pela coluna de Tácio Lorran indicam que o “Careca do INSS” utilizou a aeronave pelo menos duas vezes em 2024.

O senador Weverton Rocha (PDT) foi flagrado utilizando uma aeronave associada a Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, lobista investigado pela Operação Sem Desconto, que apura fraudes estimadas em R$ 6 bilhões em aposentadorias de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O jatinho, um Beech Aircraft modelo F90, prefixo PT-LPL, pertence a um advogado que atua na defesa de Antunes no Supremo Tribunal Federal (STF). O esquema foi revelado em uma série de reportagens publicadas pelo portal Metrópoles.

Documentos obtidos pela coluna de Tácio Lorran indicam que o “Careca do INSS” utilizou a aeronave pelo menos duas vezes em 2024, em voos realizados nos dias 2 de fevereiro e 13 de julho, ambos partindo de um aeroporto executivo em São Paulo.

A equipe do site Metrópoles registrou imagens do senador Weverton desembarcando do mesmo jatinho nos dias 1º e 15 deste mês, no Aeroporto Internacional de Brasília. Desde o início do ano, a maior parte dos voos da aeronave tem ocorrido entre Brasília, São Paulo e São Luís, no Maranhão. A utilização do avião por Antonio Antunes já está sendo monitorada pela Polícia Federal (PF).

Em resposta, Weverton afirmou que pega “carona” na aeronave e negou ter viajado na companhia de Antonio Antunes. O proprietário do avião, o advogado Erik Marinho, confirmou que tanto o político quanto o lobista usaram a aeronave, mas alegou que se trata de uma “mera coincidência”.

A situação trouxe à tona novas ligações do senador com personagens centrais do esquema. No último domingo (21), o portal Metrópoles revelou que Gustavo Marques Gaspar, empresário e ex-assessor de Weverton, assinou uma procuração concedendo poderes a Rubens Oliveira Costa — conhecido como “homem da mala” do Careca do INSS — para movimentar recursos de uma empresa de sua propriedade, a GM Gestão Ltda.

Em outra reportagem publicada na quarta-feira (24), foi revelado que Antonio Antunes colocou à venda um veículo registrado em nome de Gustavo Gaspar, reforçando os indícios de proximidade entre o grupo investigado e aliados do senador.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
+LIDAS DA SEMANA