O Maranhão é um dos estados brasileiros com percentual considerável de endividamento, segundo um levantamento do Serasa Experian. De acordo com a pesquisa, 39% da população maranhense está em situação de inadimplência, com dívidas vencidas e não pagas, o que representa cerca de 2,8 milhões de pessoas.
Em relação ao ranking nacional de população endividada no país, o Maranhão é o 25° estado com menos pessoas endividadas no país. Para o economista Wagner Matos, os dados podem alertar para a falta de renda da população para consumo.
“O Maranhão tem uma economia mais dependente do governo. Então a gente sabe que a população maior é aquela de baixa renda, que tem alguns auxílios de programas sociais. E aí, com isso, essa população tem um controle maior do seu orçamento. Aqueles que ganham a mais e já utilizam o cartão de crédito têm [em geral] um descontrole, e esta é a parte que acaba afetando a inadimplência do estado”, explica.
Com o número crescente de pessoas em situação de inadimplência, o governo federal lançou nesta segunda-feira (17) o programa Desenrola Brasil, que tem como objetivo facilitar a renegociação de dívidas e a recuperação do crédito para milhões de brasileiros.