Com 91% das urnas apuradas, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito em São Paulo. Em disputa contra o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), Nunes atingiu 59,56% dos votos, contra 40,44% do candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É a segunda eleição que Boulos bate na trave — em 2020, perdeu no segundo turno das eleições para à prefeitura de São Paulo, quando Bruno Covas (PSDB) saiu vencedor. Na ocasião, Boulos teve 2,1 milhões de votos — 40,62% do total.
Nunes chegou na disputa pela reeleição com uma grande coligação. Além do MDB, estavam juntos o PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil. O grande grupo de partidos lhe rendeu o maior tempo de propaganda no rádio e TV — apontado pela campanha de Nunes como um dos responsáveis pelo crescimento do candidato a partir de setembro.
Quem é Ricardo Nunes
Atualmente com 56 anos de idade, Ricardo Nunes é filiado ao MDB desde os 18. Ele venceu a primeira eleição em 2012, quando se elegeu vereador de São Paulo, e conseguiu uma reeleição em 2016. Um dos principais destaques da atuação dele na Câmara Municipal foi com a luta contra a inclusão de temas de sexualidade e gênero no Plano de Educação de São Paulo.
Em 2020, Ricardo Nunes foi eleito vice-prefeito de São Paulo, na chapa encabeçada por Bruno Covas (PSDB). No entanto, o tucano morreu em decorrência de um câncer no aparelho digestivo, em maio de 2021, e Nunes assumiu o comando da prefeitura da maior cidade do país.