Projeção com amostragem de votos revela vitória de Edmundo González na Venezuela

Estudo liderado por pesquisadores brasileiros e venezuelanos mostra 66,2% dos votos para oposição e 31,2% para Nicolás Maduro.

O resultado das eleições venezuelanas divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que indicam a reeleição de Nicolás Maduro, vem sendo discutido e analisado ao redor do mundo. Pesquisadores brasileiros lideraram um levantamento que mostra possível vitória do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, com 66,2% dos votos, contra 31,2% de Maduro. A margem de erro da amostragem de votos realizada é de 0,5% para cada candidato.

De acordo com o CNE, Nicolás Maduro teve 52,21% dos votos, enquanto Edmundo González ficou com 44,2%. Mais de 5 milhões de votos contra 4,4 milhões da oposição.

De acordo com Raphael Nishimura, estatístico da Universidade de Michigan e um dos brasileiros responsáveis pela pesquisa, o trabalho é feito junto a pesquisadores venezuelanos e tem como objetivo trazer mais transparência ao processo eleitoral.

“O nosso papel não é dizer se o que foi divulgado pelo CNE aconteceu ou não, nosso trabalho é estabelecer uma estimativa o mais apurada possível dos votos, que é uma estimativa que difere do que foi divulgado pelo CNE, mas não queremos fazer qualquer tipo de alegação do que pode ou não ter acontecido com os dados oficiais da Venezuela”, declarou Nishimura.

A reeleição de Nicolás Maduro repercutiu negativamente em diversos países, como Estados Unidos, Chile, Peru, Guatemala, Costa Rica, Argentina e Uruguai. Em resposta à desconfiança dos países que se posicionaram contra o processo eleitoral venezuelano, Maduro expulsou embaixadores de sete países que contestaram o sistema eleitoral da Venezuela. Sendo assim, embaixadores(as) da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai devem deixar o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade