A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) intensifica as investigações para apurar o furto de fios de cobre do Estádio Nhozinho Santos. A ação dos ladrões desativou o funcionamento do sistema de para-raios daquela praça de esportes, no bairro Vila Passos.
O secretário municipal de Desportos e Lazer, Ricardo Diniz, disse à reportagem do O Imparcial, que os demais setores daquela praça de esportes, localizada na Vila Passos, não foram afetados.
“Houve apenas esse furto do cabo de cobre e provavelmente o estádio vai funcionar normalmente durante os próximos jogos programados. Estamos apenas a chegada da equipe de engenheiros da Semosp para fazer o levantamento exato, de forma técnica, para sabermos como vamos proceder sobre a utilização do local, mas acredito que não haverá nenhum problema maior”.
Segundo Diniz, o placar também está funcionando normalmente.
No local está sendo cumprida a programação do Campeonato Maranhense da Série B (Segunda Divisão), no período da tarde. Para ontem estava marcado o entre Maranhão e Timon, a partir das 15h30.
Providências
Ricardo adiantou que tão logo tomou conhecimento do fato, comunicou à Polícia, onde foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) solicitando as providências.
“Acredito que com as investigações será possível identificar esses vândalos, que atuam há algum tempo na cidade e causam prejuízos ao patrimônio público, pois, como se sabe, esse tipo de crime vem acontecendo há vários anos em São Luís”.
A Semdel ainda não tinha avaliado o valor do prejuízo até o início da tarde de ontem. Somente após uma perícia no local será possível dimensionar quanto será gasto para recomposição do material furtado. O secretário acredita que os vândalos já vinham estudando o melhor dia e horário para agir.
“A vigilância é feita pela Guarda Municipal, que tem até uma base lá, mas os vândalos agiram de forma tão sutil que não foram observados. Agora, isso pode ter acontecido não só a noite, pode ter acontecido também durante o dia. Precisamos saber o que realmente aconteceu, se foi planejado, porque isso não se tira de uma hora pra outra, a pessoa vai gradativamente fazendo esse tipo de intervenção, para depois roubar de uma vez. Esses caras também já conseguiram furtar cabos até do Castelão três vezes. Não houve divulgação, mas com certeza isso aconteceu”.
O funcionamento do sistema de para-raios é uma exigência para liberação das praças esportivas.