Polícia Civil apreende mais de 70 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão no Maranhão

A prática conhecida como 'finning' é considerada crime ambiental.

Na última quinta-feira (6), a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), apreendeu 75 quilos de cartilagens de barbatanas de tubarão e 16 quilos de bexigas natatórias. O material foi encontrado em diversos cômodos de um imóvel localizado no bairro Jardim Turú, em São Luís, armazenado em sacos de fibra e caixas de isopor.

Siga o Portal do Maranhão

De acordo com o delegado Lúcio Reis, titular da DEMA, a prática conhecida como finning — que consiste na retirada das barbatanas de tubarões, com o descarte do animal mutilado no mar — configura crime ambiental.

A operação contou com o apoio do Instituto de Criminalística (ICRIM), que realizou a análise inicial do material apreendido. Todo o conteúdo foi recolhido e encaminhado aos laboratórios da Perícia Oficial, onde passará por exames para identificar as espécies envolvidas. Após a conclusão dos laudos periciais, o material será descartado por meio de incineração.

Ainda segundo o delegado, dois responsáveis pelo material já foram identificados e qualificados. No entanto, ambos abandonaram o imóvel antes da chegada da polícia e, até o momento, não tiveram seus paradeiros localizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Publicidade

Publicidade