Jornalista Ramyria Santiago representará o Maranhão em evento internacional de jornalismo

Durante o congresso, ela será palestrante em uma das mesas mais aguardadas do evento, com o tema: “Como se proteger de assédio judicial pelos ‘crimes contra a honra’”.
Jornalista Ramyria Santiago
Jornalista Ramyria Santiago

A jornalista maranhense Ramyria Santiago, criadora do portal “Blog da Ramyria Santiago”, está de viagem marcada para representar o Maranhão no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho de 2025.

Reconhecida por sua autenticidade, firmeza nas palavras e resistência diante de inúmeros desafios, Ramyria é a única jornalista convidada do estado para integrar o seleto grupo de profissionais que participarão do evento, ao lado de nomes nacionais e internacionais do jornalismo investigativo.

Com mais de 15 anos à frente do único portal comandado por uma mulher na cidade de Codó (MA), Ramyria se tornou símbolo de voz ativa e coragem no exercício da profissão, enfrentando frequentes tentativas de silenciamento e assédio em seu meio de atuação.

Durante o congresso, ela será palestrante em uma das mesas mais aguardadas do evento, com o tema: “Como se proteger de assédio judicial pelos ‘crimes contra a honra’”

A discussão abordará a necessidade urgente de descriminalização dos chamados delitos contra a honra, muitas vezes utilizados para intimidar jornalistas e limitar a liberdade de expressão. A mesa contará com a presença de grandes nomes no jornalismo internacional.

Ramyria Santiago já esteve meses atrás na cidade de são Paulo também representando Codó no jornalismo.

A Abraji arcará com todos os custos de passagem, hospedagem, ajuda de custo e deslocamentos de Ramyria durante sua participação no evento.

“É uma honra imensa representar meu estado, minha cidade e principalmente todas as mulheres que fazem jornalismo de forma independente e combativa no interior do Brasil. Seguimos na luta pela liberdade de imprensa e pelo direito de informar sem medo.” Ramyria Santiago Albuquerque.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
+LIDAS DA SEMANA