Em São José de Ribamar, sobram candidatos e faltam partidos

No município, apenas 10 partidos estão com diretórios ativos.
Prefeitura de São José de Ribamar.

O Portal do Maranhão fez uma análise do cenário político em São José de Ribamar, e descobriu que os maiores nomes da política local, não estão muito preocupados com partidos. No município, apenas 10 partidos estão com diretórios ativos.

O PT, que está federado com PV e PCdoB tem como presidente Nauro Sérgio Costa; e os outros dois partidos tem Fábio Orlan e José Antônio Silva Dias como presidente. Dos três partidos apenas o PV tem representação na Câmara Municipal, o vereador Divalmir Cutrim, aliado do assessor Natércio Santos. A federação deve seguir juntos com o G08, grupo ligado ao governo do Estado.

O PSB é presidido pelo ex-vereador Cássio Salis, que atualmente está no grupo do assessor especial Natércio. Na Câmara, o partido tem como representante o vereador Cícero da Matinha.

O PMB, que tem a vereadora Irmã Nalva como representante na Câmara, é presidido pelo administrador regional João Filho, filho do lídero do governo municipal, vereador João Carlos.

O Solidariedade é presidido por Cleildo Alves, ligado ao assessor Natércio Santos. Na Câmara, o partido tem como representante o vereador Professor Cristiano, ligado ao G08.

Já o MDB, considerado o partido da vez, tem como presidente Adriano Silva, ligado ao pré-candidato Edson Júnior, do G08. O que chama a atenção é a renovação custa do período de vigência, de apenas três meses, o que pode apontar para mudanças no comando do partido no próximo mês.

Em 2020, os candidatos do MDB tiveram baixo desempenho, obtendo menos de 1/3 da votação do candidato majoritário, que obteve 6.450 votos. O candidato a vereador mais bem votado do partido no último pleito foi Almir da União do Bairro, com 253 votos. O PL segue nas mãos de Julio Filho, filho do atual prefeito.

O nanico DC está nas mãos do bolsonarista Daniel Gonçalves, aliado do assessor especial Natercio Santos. Daniel chegou a se anunciar como pré-candidato a prefeito, mas morreu no nascedouro.

O PRTB tem como presidente Antonio Augusto Costa Melo, cujo o filho deve disputar o cargo de vereador e também é ligado ao assessor Natércio Santos.

Misteriosamente, os principais nomes da disputa eleitoral estão com partidos inativos. O atual prefeito Dr. Julinho anunciou filiação ao Podemos, mas o partido não existe na cidade. O presidente da Câmara, vereador Dudu Diniz é filiado ao Cidadania, partido federalizado com o PSDB, ambos estão com diretórios provisórios inativos.

Guilherme Mulato foi presidente do PDT até o final do ano, mas de acordo com aliados do assessor Natércio, o partido estará na base do atual prefeito.

Jota Pinto disputou eleição pelo Podemos, mas com a suposta entrada de Julinho ao partido de Fábio Macedo, sua saída é dada como certa.

Júnior Lago, Beto das Vilas, Eudes Sampaio puxaram o freio de mão e devem ter novos projetos. Nos bastidores, uma das possibilidades é que Beto das Vilas tente sua volta ao legislativo e quem sabe, à presidência da Casa.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
+LIDAS DA SEMANA