Alunos do Curso de História do Campus Caxias estão participando de um projeto chamado “Respeitável público! É hora do teatro na escola! Contando as histórias de Caxias a partir do teatro de bonecos na zona rural – Caxias – MA”.
O objetivo é utilizar o teatro de bonecos como ferramenta pedagógica dentro do contexto escolar, para a disseminação dos saberes, histórias e memórias da cultura popular da cidade de Caxias.
O orientador do projeto é o professor Jakson dos Santos Ribeiro.
“O projeto amplia as possibilidades de conhecimentos dos alunos sobre os aspectos culturais da cidade de Caxias, em vista do valor da história local para a formação da identidade dos caxienses. Quando trabalhamos através do teatro pedagógico levamos para as escolas os saberes populares que fazem parte da história da cidade”, explicou o bolsista responsável, Kadson Kaic de Almada Andrade.
Kadson prosseguiu, informando que são produzidas cenas teatrais que tenham como foco a história da cidade de Caxias e os principais momentos da Princesa do Sertão, como também é conhecida. Ao utilizar a dramatização ocorre mais envolvimento dos alunos com o ensino de História. Também busca-se manter, dentro do teatro-escola, relações pedagógicas e interdisciplinares a fim de evidenciar e criar no ambiente escolar uma consciência da importância da história local.
A primeira apresentação do projeto aconteceu na U.E.M. Professora Inez Evangelista Guimarães, localizada no Povoado Barro Vermelho.
Os bolsistas voluntários do projeto são: Paulo Vinícius Figueiredo Pontes, Francisco Kelvin Moreira de Sousa e Carlos André Martins da Silva.