O atleta codoense Guilherme Viana garantiu, nesta segunda-feira (15), vaga nas semifinais dos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo, disputado em Tóquio, no Japão. O maranhense fez história ao conquistar o melhor tempo da sua carreira, 48s69, desempenho que lhe garantiu o terceiro lugar na quinta e última bateria classificatória.
Com apenas 25 anos, Guilherme nasceu no Povoado Tucunaré, na zona rural de Codó (MA), e é treinado por Marcelo Lima. Após a prova, ele destacou que a estratégia foi seguir à risca as orientações do técnico:
“Ele falou para eu fazer minha corrida habitual, não me desesperar e confiar nas passadas. O objetivo era entrar na reta junto com o pessoal, para reagir melhor no final. Deu bom!”, comemorou.
Além de Guilherme, outros dois brasileiros também avançaram: Alison dos Santos e Matheus Lima. Ao todo, 27 atletas seguem para a fase semifinal, que será disputada nesta quarta-feira (17), em três séries marcadas para 9h30, 9h38 e 9h46 (horários de Brasília).
Os dois primeiros colocados de cada série, mais os dois melhores tempos gerais, garantem vaga na grande final, prevista para sexta-feira (19), às 9h15.